topbella

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Jovem Rico x Levi


Quero aqui fazer a narrativa de dois fatos bíblicos a do “Jovem Rico” e a da "Vocação de Levi", quero fazer uma breve comparação entre as duas, esteja atento aos detalhes do Texto e partilhe comigo aquilo que Deus colocar em seu coração.

“Jovem Rico” Lucas 18,18-23


Um jovem chegou correndo, ajoelhou-se na frente de Jesus e perguntou o que fazer para conseguir a vida eterna. Jesus disse que ele deveria guardar os mandamentos. O Jovem perguntou quais seriam esses mandamentos e Jesus respondeu:
“Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
O jovem se animou, pois vinha fazendo tudo certo. Então Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse:
“Falta-te uma coisa: vai, vende tudo o que tens, e dá aos pobres, e terás um tesouro no Céu. Depois vem, toma a sua cruz e segue-me.”
Mas o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque era muito rico.

Vocação de Levi Lucas 5,27-29

Naquele tempo, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus.


Existe nessas passagens duas pessoas que vão ser importantíssimas na nossa partilha uma delas é o Jovem Rico, que chegou pra Jesus e disse o que devo fazer para possuir a vida Eterna, e Jesus disse a ele cumpre os meus mandamentos, e ele com toda força disse isso já tenho feito desde a minha mocidade, e Jesus respondeu a ele então vende seus bens e segue-me, podemos ver que esse Jovem era um “Jovem Bom”, pois ele cumpria os mandamentos e vivia na fidelidade com Deus, mais ele não aceitou o chamado que Jesus havia feito na sua vida .

Jesus chamou aquele jovem para segui-lo para ser seu amigo e caminhar ao seu lado, mais ele mesmo sendo “BOM” não quis ouvir o chamado de Jesus e largou Jesus ali, e foi embora “TRISTE’.

Também temos a pessoa de Levi um ladrão, pois na época de Jesus os coletores de impostos roubavam aqueles que eram obrigados a pagarem impostos por tudo, Levi era uma pessoas que ninguém queria estar por perto, um pouco mais abaixo dessa passagem muitas pessoas condenaram Jesus por estar comendo junto com pecadores, mais o que quero fazer aqui é uma comparação na qual tenho certeza que Deus falara algo em teu coração.


Levi era ladrão costumava roubar as pessoas, ele era muito rico e possuía muitos bens, mais quando Jesus o chamou ele não pensou duas vezes, logo largou tudo e foi seguir Jesus, e mais ainda ele fez uma festa para comemorar aquela escolha que Jesus havia feito, Levi e o Jovem rico sabiam quem era Jesus, mais só Levi o “Mau” quis seguir Jesus. Lendo essas passagens Jesus falou ao meu coração, Juliana tenho chamado muitas pessoas boas para serem, meus amigos mais elas têm dito não, por medo de largar tudo àquilo que possuem.

Mais não tenho chamado apenas pessoas boas tenho chamado àquelas que são “Ruins” para que um dia se tornem pessoas boas, vivendo o chamado que eu fiz a elas.

Ai, falei pra Jesus, é verdade é isso que Tu tens feito na minha vida, quantos amigos meus eram bons que o Senhor os chamou e eles foram embora triste pois não obedeceram o teu chamado, mais eu a pior, a má da historia estou aqui para que o Senhor faça de mim uma pessoa boa.

Jesus tem nos chamado para segui-lo mais de perto e qual tem sido sua resposta?
Tem sido como a do “jovem rico” ou como a de “Levi”?

Para Deus não importa se somos bons ou maus, ele nos chama do mesmo jeito, pra que os tornemos pessoas melhores. Deus tem um chamado para sua vida não faça como aquele Jovem rico que foi embora triste, faça igual Levi que no mesmo instante largou tudo e ainda teve a coragem de fazer o banquete para comemorar a escolha de Deus em sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário