topbella

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Senhor conhece nossa fragilidade



Esta é a grande verdade do Cristianismo: ospecados de todos nós já foram assumidos por Jesus e, mais ainda, foram carregados por Ele na cruz e pregados em Suas feridas. Hoje somos perdoados, livres e curados graças às Suas chagas, ao Seu Sangue e à Sua cruz.

Foi exatamente isso que Nosso Senhor Jesus Cristo fez. Não significa que o Senhor goste que erremos, mas sabe que o pecado original nos feriu e nos machucou, fazendo-nos errar tantas vezes. Não gostaríamos de ter errado, mas certamente aconteceria. Por isso, bondosamente, Ele não precisavasofrer o que sofreu, como dizem todos ossantos. Bastaria um desejo, um pedido de Jesus – "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" – para que fôssemos salvos. Esta é uma verdade teológica.

Jesus, no entanto, quis dar uma grandeza maior ao acontecimento, para que também tivéssemos a visão palpável de que Ele pagou um alto preço pelos nossos pecados. Se Cristo tivesse apenas levantado os braços para o céu e pedido ao Pai“Pai, perdoa-lhes”, talvez não tivéssemos a real dimensão do amor d'Ele por nós.

Quando somos acusados pelo inimigo de Deus, este episódio se compara ao exemplo do guarda que quer nos aplicar uma multa, discute conosco e nos obriga a pagá-la de qualquer forma. O maligno, porém, não tem nenhum direito sobre nós. Creia nisso! Ele não tem autoridade de jogar na nossa cara os erros que cometemos. O remorso, que às vezes sentimos, não vem de Deus nem do Espírito Santo,, mas sim, do inimigo em seu papel de acusador. Jesus já pagou o preço por todos os nossos pecados. O nosso adversário não pode exigir nada de nós.

O Senhor não nos quer mal-acostumados, mas esta é uma verdade teológica ebíblica. Todos os pecados estão perdoados, os de ontem, os pequenos e grandes, os de amanhã e os da semana que vem. Jesus já pagou a nossa dívida. Nós, porém, parecemos ter medo disso.

O Senhor conhece nossa fragilidade. Quando menos se espera, erramos. Por amor, não queremos pecar, uma vez que Jesus foi tão bom conosco, entretanto, quando vacilamos e cometemos uma infração, não temos de receber acusações do inimigo, nem da nossa própria consciência. Precisamos assumir o perdão de Cristo.

Mas como se faz isso? Reconhecendo, verdadeiramente, que pecamos. Não agindo como avestruz que esconde a cabeça no chão. Se necessário, recebendo oSacramento da Penitência, que é maravilhoso, sem temer as acusações do maligno. Temos medo de olhar para Deus e de tirar os olhos dos nossos pecados.

Trecho do livro "Curados para amar" de monsenhor Jonas Abib 

0 comentários:

Postar um comentário